7 de janeiro de 2016

Densitometria Óssea

   A densitometria óssea é o exame utilizado para diagnosticar osteoporose e osteopenia que é a fase pré-osteoporose ele detecta a redução da massa óssea. Esse é o métoda mais utilizado para  avaliar a densidade mineral dos ossos.
  O aparelho utilizado funciona com o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação - até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. A densitometria óssea é um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.

                                                          



   indicações:

   O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:
  • Baixo Peso (Índice de Massa Corporal menor que 18,5 kg/m²)
  • Fratura Prévia
  • Medicações que aumentam o risco de osteoporose
  • Doenças que aumentam o risco de osteoporose
  • Monitorar osteoporose já diagnosticada
  • Monitorar tratamento.
   O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente. Os pediatras pedem a densitometria para avaliar a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura o paciente tem, funcionando como um complemento à avaliação clássica da idade óssea do Raio-X de mãos e punhos. Em crianças e adolescentes até 20 anos.
                             

         
                     Contraindicações:
  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação
  • Pessoas que fizeram exame com contraste até que ele seja eliminado do corpo, pois este interfere no resultado. 
  • Cirurgia ortopédica extensa ou prótese extensa na região avaliada: no caso de pessoas que tem próteses em um fêmur, é feita a avaliação do outro. Para pessoas que tem prótese na coluna, é feita uma análise do fêmur e outra do antebraço
  • Obesidade grave: a maioria dos aparelhos para a densitometria óssea suporta até até 160 kg. Alguns aparelhos suportam até 200 kg. 
                      Duração do exame

   A densitometria óssea dura em média cinco minutos para coluna e fêmur e dez minutos para corpo total.

                      posicionamento

  Paciente sobre a mesa em decúbito dorsal (deitada de barriga para cima), no centro da mesa ou seja a LCM deve estar alinhada com a linha sagital (dividindo o paciente no meio).Os braços devem ficar ao longo do corpo, estendidos com as mãos voltadas para baixo repousando sobre a mesa. Os pés e pernas devem ficar presos com auxílio de velcros,a fim de se evitar movimentos durante o exame.





Nenhum comentário:

Postar um comentário