7 de janeiro de 2016

Densitometria Óssea

   A densitometria óssea é o exame utilizado para diagnosticar osteoporose e osteopenia que é a fase pré-osteoporose ele detecta a redução da massa óssea. Esse é o métoda mais utilizado para  avaliar a densidade mineral dos ossos.
  O aparelho utilizado funciona com o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). A densitometria óssea avalia a coluna lombar, a região proximal do fêmur e o terço distal do rádio. Isso porque essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas. Esse método utiliza aparelhos sofisticados e que apresentam duas vantagens importantes: são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação - até dez vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. A densitometria óssea é um teste rápido (dura cerca de 5 minutos) e indolor para a medição da densidade mineral óssea.

                                                          



   indicações:

   O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:
  • Baixo Peso (Índice de Massa Corporal menor que 18,5 kg/m²)
  • Fratura Prévia
  • Medicações que aumentam o risco de osteoporose
  • Doenças que aumentam o risco de osteoporose
  • Monitorar osteoporose já diagnosticada
  • Monitorar tratamento.
   O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente. Os pediatras pedem a densitometria para avaliar a massa óssea e quanto de massa magra e massa de gordura o paciente tem, funcionando como um complemento à avaliação clássica da idade óssea do Raio-X de mãos e punhos. Em crianças e adolescentes até 20 anos.
                             

         
                     Contraindicações:
  • Mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, por conta da radiação
  • Pessoas que fizeram exame com contraste até que ele seja eliminado do corpo, pois este interfere no resultado. 
  • Cirurgia ortopédica extensa ou prótese extensa na região avaliada: no caso de pessoas que tem próteses em um fêmur, é feita a avaliação do outro. Para pessoas que tem prótese na coluna, é feita uma análise do fêmur e outra do antebraço
  • Obesidade grave: a maioria dos aparelhos para a densitometria óssea suporta até até 160 kg. Alguns aparelhos suportam até 200 kg. 
                      Duração do exame

   A densitometria óssea dura em média cinco minutos para coluna e fêmur e dez minutos para corpo total.

                      posicionamento

  Paciente sobre a mesa em decúbito dorsal (deitada de barriga para cima), no centro da mesa ou seja a LCM deve estar alinhada com a linha sagital (dividindo o paciente no meio).Os braços devem ficar ao longo do corpo, estendidos com as mãos voltadas para baixo repousando sobre a mesa. Os pés e pernas devem ficar presos com auxílio de velcros,a fim de se evitar movimentos durante o exame.





2 de janeiro de 2016

Filme radiográfico e identificação

  Os filmes raiográficos possuem as mesmas dimensões dos chassis 13x18,  18x24,   24x30,   30x40,   35x35,   35x43 ,é nele que as imagens serão gravadas.

A composição é dividida em 4 partes:


1- Base de polietileno (plástico).

2- Camada adesiva.
3- Emulsão de cristais de prata em ambos os lados do filme depois de expostos a radiação são reduzidos a prata negra.
4- Camada protetora feita de gelatina transparente.




 



IDENTIFICAÇÃO

  É feita de forma manual dessa forma a identificação deve ficar sempre do lado direito do paciente por padrão.Pode ser usado uma etiqueta de papel com os dados do paciente,essa etiqueta será colocada no identificador que fica na câmara escura,depois de introduzir as informações do paciente você coloca o filme sobre a etiqueta fecha a tampa do identificador ele irá gerar uma luz e as informações passarão para o filme.
  Outra maneira é usando as letras de chumbo,com elas vc pode colocar D ou E especificando o lada radiografado ou até mesmo escrever o nome do paciente.

Identificador:


Letras de chumbo:







.

Chassis radiológicos

  Os chassis radiológicos(convencional) tem a função de armazenar e proteger os filmes radiográficos.Possui a  estrutura feita de ferro e alumínio,internamente ele possui um écran e espuma,o alumínio fica na parte anterior do chassi para que os fótons de raio x possam passar sem maiores problemas e sem danificar a imagem.Os chassis padrões tem as seguintes dimensões:                                                                          
   13x18,  18x24,   24x30,   30x40,   35x35,   35x43.




Também existe o chassi especial:

35x91





Conhecido como minhocão esse chassi é usado para realizar exame de coluna total.

ÉCRANS

  Os chassis possuem dentro deles o écran ou tela intensificadora.O écran é composto por plástico e fósforo esse fósforo quando recebe os fótons de raio-x,se ilumina intensificando os fótons,assim é gerado uma imagem com maior qualidade.Existem alguns tipos de écran:

Fluorescentes

Faz com que o fósforo emita radiação ultravioleta,pode acontecer diversos fatores quando o écran recebe a radiação:

Luminescência,gera radiação ultravioleta


Fluorescência:o écran só gera luz enquanto recebe a radiação.


Fosforescência:mesmo quando ele deixa de receber radiação o écran continua emitindo luz por um tempo.


fósforo



  Também gera luz somente quando recebe radiação,mais esta deixando de ser usado.Atualmente nos chassis mais modernos são usados écrans de terras raras,com base nos seguintes elementos: Lantâno, Gadolíneo, Itérbio e etc.





Veja abaixo  video com o momento que o écran recebe os fótons de raio x e gera a luminescência: